quarta-feira, 20 de abril de 2011

Preto e branco

Todos nós temos dias em preto e branco. Muito já li sobre estudos sobre os "sonhos em preto e branco". Especialistas sabem enumerar uma infinidade de motivos para diferenciar as pessoas que, à noite, sonham em cores ou não. Mas isso é papo para outra história.

O que me aflige, por muitas vezes, é quando os dias estão descoloridos. E acho que muita gente sabe do que estou falando; o dia perde a cor quando você acorda, de manhã, e percebe que as unhas cresceram, que ganhou mais cabelos brancos, que o despertador atrasou e que agora só lhe resta correr para não perder o ônibus. Tudo fica em preto e branco quando o coletivo chega, passa sobre uma poça e molha aquela única calça jeans que estava no guarda-roupa. Pior: é a sua preferida.

Dias sem cor trazem o desprazer dos quilos a mais. Você pode nem estar sem lembrando da última vez que visitou a balança, mas é nesses dias que aquela colega despeitada vai te olhar de cima em baixo e, com cinismo escapando pelo canto dos lábios, proferir a pior das maldições: "- engordou, hein?!". Ah... não há passarinhos, borboletas, aumento de salário ou adiantamento de férias que sejam capazes de espantar esse mau agouro. O dia fica cinza!

Nos dias em preto e branco, nem mesmo o mais desejado dos sonhos - um pique-nique no campo, uma viagem à Europa ou um cartão de crédito sem limite - terá o mesmo brilho. Se a sua opção for a última, então, é capaz de você chegar em casa e reprovar tudo aquilo que gastou. E tomar birra de cada peça, a ponto de nunca usá-las. Se estiver na Europa, certamente vai reclamar do frio (mesmo que, por anos, tenha sonhado em sentir a neve).

Quando a vida fica sem cor, a gente também fica pálido. O sorriso parece forçado, os olhos ficam opacos, as músicas preferidas irritam. Se o seu karma for o cabelo, então, prepare-se para lutar contra os fios, porque eles jamais estarão como você quer. Mas, um conselho: se esta for sua provação, fuja do Kolene ou do Yamasterol. Não torne o dia dos outros também um eterno preto e branco com aquele cheiro característico!

Para quem está seguindo firme numa dieta, dias em preto e branco são um convite irresistível àquela barra de chocolate meio-amargo que está no fundo do armário, implorando para ser devorada. Quem está com as contas no vermelho, em geral, corre para a primeira loja (mesmo que seja a C&A) só para saciar-se do desejo de consumir. Os casados olham para os lados, à procura de "carne nova" e os solteiros querem mais é beijar duas, três, quatro bocas... afinal, eles não pertencem a ninguém (e não têm nada a perder, costumam dizer). O preto e branco costuma ser uma rota inquestionável à fuga do que é comum e rotineiro.

O bom de toda essa história é que, assim como as nuvens pesadas desabam em tempestade e lavam o asfalto empoeirado dos dias quentes, o preto e branco da vida também tem fim. E quando essa onda passa... ah... o seu mundo, por menor que seja, passa a ser um universo colorido e explosivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário